5 DICAS PARA COMBATER O CALOR


Os dias de calor têm feito sentir-se e, por isso, deixo-vos com algumas dicas para conseguirem conviver melhor com estas temperaturas elevadas.


1 - Beber água // As altas temperaturas fazem com que o nosso corpo desidrate com facilidade. Deste modo, é imprescindível o consumo de água. Para além de proporcionar uma boa hidratação do nosso organismo tem óptimos benefícios para o mesmo. Uma boa alternativa para quem não goste muito de água é adicionarem umas rodelas de limão, pepino ou umas folhas de hortelã e fica um refresco maravilhoso.

2 - Roupa fresca // As peças de roupa mais leves, fluídas e de cores claras são as ideais para usar e abusar com temperaturas elevadas. Para além de conferirem um toque veranil são óptimas para se permanecer com uma sensação de frescura durante todo o dia. Usar roupas escuras, como o caso do preto, vai fazer com que a radiação solar seja mais absorvida, aumentando o calor corporal. Também super recomendo o use do um chapéu, pois os escaldões no couro cabeludo já fizeram parte da minha realidade.

3 - Proteção da pele // Independentemente do tipo de pele de cada um é super importante o uso de um creme com proteção solar. Hoje já existem imensos à venda nos mais variados sítios, com cor e nas mais diversas texturas, sejam líquidos ou em creme. Tendo em conta que o rosto está constantemente submetido à radiação é super importante a sua proteção. Há quem opte pelas bases com factor de proteção solar, o que também é uma boa opção. 

4 - Evitar as horas de mais calor // Apesar deste ponto ser uma informação bastante recorrente nos meios de comunicação social, continua-se a assistir, por parte de muita gente, ao não cumprimento do mesmo.
As horas de maior radiação solar situam-se entre as 11h e as 16h e aconselha-se a não se permanecer exposto ao sol durante este período. Percebo que muita gente gosto de permanecer na praia ou na piscina durante o pico do calor, mas podem sempre permanecer á sombra, como por exemplo, resguardando-se num guarda-sol. (Confesso que já me expus ao sol depois das 11h e antes das 16h, mas evito ao máximo o período compreendido entre o 12:30h e as 15h).

5 - Toalhas frescas // Este ponto não é muito falado, mas funciona na perfeição. Numa situação de calor extremo e até de mau estar proveniente do mesmo, uma boa solução é uso de uma toalha molhada sobre a testa. A temperatura corporal diminui automaticamente e a sensação de calor também.



1 comentário:

  1. Destes 5 pontos, o único que não costumo utilizar é o último, mas faz todo o sentido! De resto, aplico-os a todos :)

    ResponderEliminar